quinta-feira, 24 de maio de 2012

07 Da série: O que é Desatualização Espiritual?


É ir pelo caminho de Emaús das decepções com o meio religioso, chorando, lamentando, se revoltando com a falência de todo um projeto de vida, todo um sonho, toda uma esperança pra si e pro mundo, toda uma revolução universal.
O Caminho de Emaús é o caminho dos discípulos que pranteiam e falam sobre como foi chocante, frustrante e decepcionante a vergonha e a derrota da cruz, três dias atrás.
E é quando de repente, um estranho encontra com eles no caminho. E pergunta: “Do que vocês vem falando nesta estrada?”
Os caras se assustam com a desinformação do estranho: “Acaso você é o único nessa região que não sabe SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS?”.
E o estranho diz: Quais são as últimas notícias? Vocês podem me contar?”
E eles narram toda a decepção deles:
“O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam”.
O estranho rebate: “Ó tolos e lentos para compreender o que os profetas todos disseram que era necessário que acontecesse!”
E começando por Moisés, o estranho passa a falar sobre tudo o que a respeito do tal nazareno se dizia nas escrituras.
O coração deles começa a se aquecer de uma forma estranha e familiar… Acham todo aquele discurso inusitado e estranho.
Quando eles chegam perto da vila onde iriam pernoitar, o estranho diz que não ficará ali, e irá adiante. Mas eles já não podiam deixar aquele homem estranho ir embora. Se apegaram a ele e ao discurso dele, e órfãos que estavam, precisavam ouvir mais, aproveitar mais daquele calor que lhes enchia o peito.
O estranho fica. E ao estarem à mesa, o estranho pega um pão, dá graças por ele, divide o pão, e distribui a cada um deles. Por causa desse GESTO, eles reconhecem que aquele estranho era o projeto de vida deles ressurreto e vivo outra vez: Jesus!
Mas Jesus desaparece do meio deles num piscar de olhos.
Eles então confessam: Enquanto ele falava conosco no caminho, de fato sentíamos nosso coração arder! É claro que só podia ser ele!
E eles saem a anunciar ao mundo a boa e nova notícia, agora ATUALIZADOS e portadores das verdadeiras ÚLTIMAS NOTÍCIAS das quais estavam absolutamente desinformados e desatualizados.
Atualização Espiritual é isso: através de um gesto, de um estranho-irmão, reconhecer que o primeiro amor pode ressurgir, o partir de pão entre irmãos pode ressuscitar, a alegria dos primeiros momentos pode retornar, a ousadia de anunciar ao mundo a doce revolução da Graça e do Reino de Deus não pereceu e nem faliu.
Há motivos e há razões para!
Acima de tudo é saber que Jesus está vivo. Mais vivo do que nunca! E sobretudo, vivo no coração de quem crê!
E você? Pensa mesmo que sabe quais são as últimas notícias, como os tagarelas pranteadores e lamentadores do caminho de Emaús?
Ou vai permitir que essa ardência que te sobe ao coração agora se transforme num grito de boa nova a si mesmo e ao mundo?
Repare no gesto. Coisa sutil… E abra os olhos. Ele vive! Você pode crêr no amanhã.
Atualize-se hoje!
by Marcello Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário